LOST: temporada 5 – episódio 8

LOST: s05e08 – “LaFleur”

Enfim tivemos um novo (e ótimo) episódio centrado em Sawyer, um dos personagens mais interessantes da série e que passou um tempo sem uma história em que fosse o ponto central. O mais chato, após assistir este novo capítulo, é ter que esperar 2 semanas para o próximo episódio: “Namaste”.

 

*AVISO: CONTÉM SPOILERS*

O episódio nos mostrou o que ocorreu com os losties que ficaram na ilha, logo após o momento do clarão em que Locke desaparece no poço e eles se dão conta de que, provavelmente, foram transferidos a uma época muito anterior, quando vislumbramos uma gigante estátua de pedra, que se encontrava destruída no “tempo presente”, apresentando-nos apenas um grande “pé com 4 dedos”, um dos mistérios da segunda temporada.

No momento em que os losties observavam a estátua, acontece o último clarão, deixando-os no ano de 1974, no auge da Iniciativa Dharma na ilha, tendo Horace como líder da equipe (e antes deste estar casado com Olivia). Ao salvar Amy do ataque de dois hostis, Sawyer, Juliet, Miles, Faraday e Jin são levados à vila, onde são questionado a respeito de suas identidades e seus objetivos na ilha. Sawyer, assumindo o nome de James LaFleur (A Flor) – segundo ele, um nome “crioulo” – se compromete a criar uma falsa história do naufrágio de um barco de resgate, do qual era o capitão, utilizando toda a sua experiência como golpista para conseguir manter seus amigos a salvo enquanto aguardam o possível retorno de Locke e os Oceanic 6.

Após 3 anos na vila, o grupo se encontra inserido em meio à equipe da Iniciativa e gozando de um considerável prestígio, já que os membros da Dharma que vigiavam a cerca em certa noite, ao verificarem que Horace se encontrava embriagado explodindo bananas de dinamite, resolvem chamar LaFleur para cuidar do assunto, em meio a tantos outros membros da própria equipe original.

Inclusive, o nome escolhido por Sawyer é utilizado em um interessante paralelo, no momento mais romântico do capítulo, em que ele leva uma flor à sua bela companheira: Juliet. 🙂

Obviamente, com a chegada de Kate, há chances do surgimento de um novo conflito amoroso na ilha, apesar dela ter se tornado muito mais ligada ao Jack nesses 3 anos fora da ilha, assim como Sawyer ficou com Juliet na vila.

 

(Momento CONTIGO: eu particularmente, torço pra relação com a Juliet.)

 

Analisando as coincidências:

Pela net afora, tem sido feitas comparações entre a estátua e a representação de Anúbis, deus egípcio que julgava os mortos. A semelhança entre ambos seria apenas mais uma “coincidência”? Acredito que possa haver uma ligação, mesmo que a teoria da estátua representar um dos personagens que conhecemos numa época mais antiga fosse verdadeira, ainda mais se considerarmos que, somente neste episódio, tivemos mais uma referência à cultura egípcia através do colar de Paul, guardado por Ames após sua morte, que possuía o Ankh, a cruz ansata, que representava a vida após a morte.

Fazendo uma análise dos acontecimentos, podemos verificar mais algumas “coincidências” interessantes, com relação aos anos em que alguma ações acontecem na trama: 1954 é o ano em que a bomba de hidrogênio é encontrada na ilha (fiz algumas pesquisas sobre os testes com bombas de hidrogênio feitos pelos EUA, pretendo publicar um post mais detalhado sobre isso), 1974 é o ano em que os losties se encontram e passam a viver com o pessoal da Dharma e 2004 é o ano do acidente com o vôo 815 da Oceanic. Além disso, existe também o paralelo entre o ano da chegada dos Oceanic 6 de volta à ilha (1977) e o ano em que realizaram a viagem a bordo do avião da Ajira Airways (2007). Apesar de todos os lapsos temporais, no final, a diferença acabou sendo de 3 anos mesmo, apesar de terem se passado em épocas diferentes.

 

Pena que só teremos mais LOST daqui a 2 semanas… que tal discutir um pouco mais das “teorias” por aqui?? Deixe seu comentário… 😉

 

Confiram abaixo, o trailer do próximo episódio:

LOST: s05e09 – “Namaste” Promo (Legendado em Português)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: