Oscar® 2009

Cerimônia com algumas inovações e poucas surpresas na premiação
 

Com uma duração aproximada de 3h30, a festa de entrega da 81ª edição do Annual Academy Awards, o Oscar 2009, aconteceu em meio a algumas inovações em seu formato e estrutura, incluindo a alteração do padrão de entrega dos prêmios.

Nesta última edição, para as premiações de performance (melhor ator, melhor atrizmelhor ator coadjuvantemelhor atriz coadjuvante) foram escolhidos 5 vencedores em outros anos, incluindo os do ano passado, para a apresentação dos indicados e entrega do prêmio ao vencedor. A utilização desse esquema foi interessante, pois cada um dos indicados era apresentado por um dos convidados, fazendo com que todos os concorrentes recebessem uma pequena homenagem por estarem ali, através de bem humorados e/ou emotivos elogios.

Apesar dessa e algumas outras inovações no formato do evento, a festa correu de forma relativamente previsível, sem muitas surpresas (duas?) e com poucos momentos realmente emocionantes, a cerimônia acabou se tornando um tanto quanto enfadonha este ano.

Uma das melhores piadas da festa foi feita por Jack Black, que apresentou os indicados ao prêmio de melhor animação ao lado de Jennifer Aniston. Quando Aniston reclamava que as animações poderiam “acabar” com o trabalho dos atores, Black lhe diz que está ganhando muito dinheiro com elas. Ao ser questionado sobre como estava conseguindo isso, ele respode: “Ganho dinheiro fazendo as dublagens da Dreamworks e depois aposto nas premiações da Pixar”. Tenho quase certeza que o pessoal da Dreamworks não gostou muito da brincadeira, até porque, assim que abriram o envelope e confirmaram que o “Oscar goes to… WALL•E“, ele comemorou no palco. Black é impagável… 😀

Como não vi todos os filmes que concorriam este ano, não farei comentários mais detalhados a respeito de cada premiação, mas devo dizer que fiquei extremamente aliviado ao constatar que “O Curioso Caso de Benjamin Button” não ganhou mais do que 3 prêmios técnicos (que, ainda assim, poderiam ter sido dados a outros filmes). 😉

Como já era esperado, o filme de Danny Boyle, “Quem Quer Ser um Milionário”, levou 8 prêmios, das 10 categorias a que foi indicado, incluindo a de melhor filme e melhor diretor e, também como esperado, a família de Heath Ledger recebeu o prêmio de melhor ator codjuvante conferido a ele por seu Coringa, em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.  Segue abaixo,  a lista completa dos premiados:

Melhor Filme
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Ator
Sean Penn – Milk – A Voz da Igualdade

Melhor Atriz
Kate Winslet – O Leitor

Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger – Batman – O Cavaleiro das Trevas

Melhor Atriz Coadjuvante
Penelope Cruz – Vicky Cristina Barcelona

Melhor Diretor
Danny Boyle – Quem Quer ser um Milionário?

Melhor Roteiro Original
Dustin Lance Black – Milk – A Voz da Igualdade

Melhor Roteiro Adaptado
Quem Quer ser um Milionário?, Simon Beaufoy

Melhor Filme Estrangeiro
Departures (Japão)

Melhor Animação
WALL•E

Melhor Fotografia
Quem Quer Ser um Milionário?, Anthony Dod Mantle

Melhor Direção de Arte
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Figurino
A Duquesa 

Melhor Documentário
Man on Wire

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Smile Pinki

Melhor Montagem
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Maquiagem
O Curioso Caso de Benjamin ButtonGreg Cannom

Melhor Trilha Sonora
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhores Efeitos Visuais
O  Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Canção Original
“Jai Ho”, Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Curta de Animação
La Maison en Petits Cubes

Melhor Curta-Metragem
Spielzeugland (Toyland)

Melhor Edição de Som
Batman – O Cavaleiro das Trevas

Melhor Mixagem de Som
Quem Quer ser um Milionário?

 

Confiram abaixo, o vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação (em duas partes):

(Pessoal, os videos foram retirados do ar no Youtube, por solicitação dos produtores… por enquanto, sem chance) 😡

Anúncios

11 Respostas

  1. sinceramente,tinha tanta,digamos, “pressão” pro Ledger ganhar o Oscar,que eu ficaria surpreso se ele não tivesse levado o prêmio.

    e Jack Black é um brincante XD

  2. Pois é, no caso do Ledger era praticamente certa sua vitória mesmo… se ele não vencesse, acho que seria a maior ZEBRA da noite… o_O’

  3. […] | My mondo o’ mind Más información | Planeta Otaku En blogdecine | Oscars 2009: Los trabajos nominados como mejores […]

  4. poxa o que tem contra o benjamin ? XD eu gostei muito do filme, acho que mereceria ter ganhado mais oscars, fiquei surpreso por ele ter ganhado o de efeitos visuais, acho que outro filme poderia ter pegado mas enfim, eu gostei muito do filme maravilhoso

    e o jack black e´impagavel mesmo XD

    fiquei feliz de saber que WALL E ganhou o de melhor animação, mas tb né ele não tinha muitos /concorrentes a altura/, bom de qualquer forma o filme é belissimo

  5. @darkyoshi: o filme é bonito, muito bem feito e com atuações bacanas… mas é piegas, forçado e maniqueísta… desde as situações criadas, à trilha sonora… além de incrivelmente “instável”… resumindo: um bom filme, mas que não mereceria 13 indicações ao Oscar.
    Ele ganhou o prêmio de melhores efeitos visuais pois boa parte das cenas com Bra Pitt envelhecido não são maquiagem, e sim aplicação de efeitos digitais… o corpo é de um velho de verdade, Pitt faz as falas do personagem e seu rosto envelhecido digitalmente é aplicado sobre o corpo de velho, que tem a cabeça “removida”… ou seja, efeitos muito bons… mas poderiam ter sido dados a Iron Man… ^_^
    O prêmio de maquiagem deveria ter sido entregue ao Hellboy2, pois como sabemos, grande parte do universo fantástico criado por Gillermo del Toro vem de maquiagem e não efeitos digitais…

    Wall*E tava meio que “na cara”… ele definitivamente está anos luz à frente dos outros concorrentes (Bolt e Kung Fu Panda)… se Wall*E não fosse o premiado, acho que eu teria parado de assistir à cerimônia… o_O’

  6. Já tiraram o Maison… Vc pode upar de novo ou dizer onde pegou ? Vlw!

  7. @Nilo: Opa… infelizmente não vou upa-lo novamente por enquanto… o fato é que, com a vitória no Oscar, o filme ficou visado demais e os produtores nem deixam ele esquentar no Youtube…

    Existe torrent dele, com 241mb com boa definição… recomendo baixar, quem puder… 😉

  8. Galera,

    Sei que a imprensa falou muito sobre o Ledger desde a sua morte. Fica apenas a pergunta a respeito dessa homenagem “póstuma” com a estatueta para Ledger. Será que ele venceria da mesma forma se estivesse vivo ? Será que não foi uma decisão tendenciosa ?

    • Opa, Rafael… desculpe por não ter respondido antes… 🙂

      Muitos comentaram essa questão da morte do Ledger ter sido premiado apenas em função de sua morte… eu não vejo dessa forma..

      A interpretação do Coringa de Ledger foi memso uma dos melhores desempenhos do ano… o que ocorre é que a Academia tem um certo preconceito em premiar filmes de heróis/fantasia/ação e coisas assim (note que “Batman – O Cavaleiro das Trevas” foi um dos melhores filmes do ano e não foi indicado por isso), portanto é bem possível que ele tivesse recebido a indicação, mas não ganhasse o prêmio… como ele foi, inegavelmente, um excelente ator, essa teria sido a última chance de premiá-lo, mas não que não fosse merecida…

      A questão é que nunca poderemos ter certeza se a “encarnação” doentia de Ledger quebraria esse preconceito e esse tabú da Academia, caso estivesse vivo… mas que o prêmio foi mais que mereceido, independente das circunstâncias, não resta dúvida… 😀

  9. E aí Jaime, beleza ?
    Como te falei, cinema não a minha praia, mas a premiação do Oscar foi mais prá agradar os indianos, não foi ?
    Com a crise americana na situação que chegou, um pouco mais de 1 bilhão pessoas pode ajudar Hollywood (é assim mesmo que escreve? rs rs) a não perder no faturamento, ainda que num país de terceiro mundo, não acha ?
    Essa foi a minha leitura !
    Um abraço !

    • Opa… fala, Genaro…
      Olha, acho que não teve muito a ver não, até porque, se fossemos analisar o lado político, eles poderiam ter premiado o israelense “Valsa com Bashir”, que era o favorito na categoria “filme estrangeiro”… mas deram o prêmio ao japonês “Departures”…

      Nas premiações do Oscar, apesar de ser um prêmio americano, acho que a política do país não influencia tanto… até porque, a academia sempre tenta manter os comentários de apresentadores e premiados o mais distante possível de comentários políticos…

      Valeu pelo comentário… apareça sempre…

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: