Lost: temporada 5 – episódio 06

Mais um episódio impressionante, que avançou de maneira inesperada na história e apresentou novas perspectivas para diversos personagens. Gostei muito e devo dizer que esta temporada está compensando totalmente a espectativa criada em torno dela.

 

*AVISO: CONTÉM SPOILERS*

Próximo ao fim do episódio anterior, cheguei a comentar que fiquei um pouco decepcionado com o rumo que a história tomara, pois me pareceu que a volta dos “Oceanic 6” à ilha seria deixada para mais adiante, o que deveria gerar mais uma “enrolação” fora da ilha, que não vinha trazendo tantos eventos interessantes quanto os apresentados “dentro” dela. Pois foi aí que Lost nos pregou mais uma peça… 

O espetacular início do capítulo, que fez uma interessante referência ao episódio piloto, já foi impactante o suficiente… deu até aquela impressão de “peraí, será que perdi alguma coisa?”. Logo de cara, o episódio nos mostra a chegada de Jack, Hurley e Kate de volta à ilha, sem fazer qualquer menção à Sayid, Sun, Aaron, Ben ou Locke… Voltamos então 46 horas no tempo e alguns dos acontecimentos que antecedem a viagem dos protagonistas são apresentados a partir desse flashback.

Como sempre, os momentos em que Ben está presente se tornam os pontos fortes do episódio, além de contar com uma série de revelações que, ao mesmo tempo em que nos oferece algumas respostas, obviamente gera novos questionamentos.

Apesar deste capítulo ser um ótimo exemplar para esta nova fase da série, fiquei um pouco decepcionado com a sequencia que envolve a Sra. Hawking e sua explicação sobre como os “Oceanic 6” poderiam voltar à ilha. A teoria das “janelas” se encaixa razoavelmente bem à mitologia da ilha e suas viagens temporais, porém a necessidade de se criar um tipo de “coincidência” com  a viagem original do grupo, informando que essa seria a única forma de faze-los voltar me soou um pouco… hmmm… idiota… sério, até peço desculpas se ofendo alguém com essa observação, mas ficou tão… tão… forçado… que sinceramente me deixou um pouco chateado, principalmente se considerarmos as explicações dadas a outros fenômenos referentes à ilha.

Mesmo com esse pequeno deslize, o episódio funciona muito bem e gera um crescente clima de tensão a medida que o desfecho da viagem se aproxima, encerrando a sequência final com mais uma cena intrigante: Jin, com um uniforme da Iniciativa Dharma apontando um rifle aos ex-companheiros (com hífen?)…

Questões que devem ser respondidas em episódios futuros:

– o que houve com Aaron?
– como Hurley  ficou sabendo do vôo?
– o que houve com Sayid e qual a razão dele estar como preso naquele vôo?
– por que Jin está com o uniforme da Dharma?
– o momento do clarão no avião seria o mesmo em que Locke aciona a engrenagem?
– e a chegada dos  “Oceanic 6” à ilha foi na mesma época em que Faraday aparece na escavação da estação Cisne, também com uniforme Dharma?

Mais alguém sacou o que provavelmente aconteceu com Ben antes de sua ida ao aeroporto? Qual teria sido o “assunto pendente” que ele foi finalizar? 😉

Existem muitas outras questões a serem esclarecidas ao longo dos próximos 10 episódios (só?) desta temporada… e é exatamente por isso que Lost continua tão fascinante.

Vejam abaixo o trailer do próximo episódio (legendado em português):

“LOST: s05e07 – The Life and Death of Jeremy Bentham”

Anúncios

7 Respostas

  1. Pessoal,

    Estou apenas no segundo capítulo desta 5ª temporada, mas creio que esta temporada vai ser ao mesmo tempo esclarecedora em alguns ponto e como não poderia ser diferente haverão novos questionamentos. Quanto a chateação do nosso comentarista, acredito que haverá um boa explicação sobre o fato.
    Minha meta é até quarta feira estar em dia com os episódios, assim poderei comentar algo mais concreto, parabéns pelo blog e fica aqui minha primeira contribuição.

  2. @Rafael Bekedorf: Valeu, Rafa… assim que tiver assistido aos episódios que te faltam, vamos discutir essas novas teorias… 🙂

  3. infelizmente eu não vou poder comentar algo mais concreto,pq para estar em dia com os episódios,eu precisaria alugar/baixar 4 temporadas e mais 6 episódios da quinta ^^

  4. Ontem reassisti “316”, já que só hoje vou baixar “Life and Death of Jeremy Benthan”.
    O episódio foi bom e ruim. O saldo final foi negativo, na realidade.
    Espero que essas novas questões que surgiram tenham boas explicações no futuro da história, já que as súbitas mudanças de opinião de Saiyd, Kate e Hurley quanto à viagem soaram muito estranho por enquanto.
    Mas o mais decepcionante mesmo foi a solução simplista para a volta dos Oceanic 6 à ilha. Tanto que eu acho que tem “coisa” aí. O próprio Jack disse à Sra. Hawkings: “É só isso? Basta pegarmos esse avião???”

    E não consegui descobrir o que o Ben foi resolver não… Vou ter que te perguntar o que é que você descobriu, que deixou o cara todo estrupiado!

  5. @Marcos Oliveira: Provavelmente (sabe que em Lost a gente nunca tem muita certeza das coisas, né?), Ben foi cumprir a promessa que fez ao Charles Widmore… MATAR A PENNY… isso seria um fato para motivar Desmond a voltar pra ilha, além de vingar a morte da Alex…
    Essa suposição se deve principalmente ao fato de Ben estar todo arrebentado (após um luta), num cais (Penny e Desmond estão vivendo no barco)… 😉

  6. Grande Jaime!!!
    Acho que é isso mesmo… ainda mais porque as marcas no rosto do Ben eram de ARRANHADO (luta com uma mulher?) e não inchaços de socos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: